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Saúde: Artigos - Transformação na escola - Anew

Saúde: Artigos - Transformação na escola

Você Saudável
Artigos
Transformação na escola -
A transformação da escola através da merenda escolar à base de arroz integral



Yukihito Hirayama
Diretor da Escola Ginasial Nosaka de Sosa-gun, Nosaka-machi, da Província de Chiba



1. Introdução

Situações gerais da região

Nossa cidade se localiza na região nordeste da Península Boso, ao norte da planície Kujukuri, numa região plana com área de 21,03km2. O clima apresenta temperatura amena no inverno e fresca no verão, devido à corrente marítima “Kuroshio” que percorre o Oceano Pacífico. É uma pequena cidade interiorana com população de um pouco mais de 10 mil habitantes.

A principal atividade é agricultura, mas temos também, o paisagismo, a indústria pesqueira e o comércio e indústria. Na região praiana existem pousadas, pensões e casas de praia, visando os turistas de veraneios, e, durante os meses de julho e agosto nota-se o aumento da população e o dinamismo da cidade. No último final de semana do mês de julho, é realizado também o “Fureai Matsuri” (Festival do Bom Relacionamento), que contribui para revitalizar a terra natal.

Situação real dos alunos de nossa escola no passado

Nossa escola mantinha (na época) 333 alunos, sendo considerada de médio porte dentro da província.
Até quatro ou cinco anos atrás, nossa escola era considerada problemática, quanto à orientação pedagógica. Havia grande incidência de alunos retardatários e faltas constantes, grande quantidade de alunos que não freqüentavam a escola, cabelos tingidos de marrom, indisciplina no uso do uniforme, comportamentos maldosos e discriminatórios entre os alunos, cigarros e atitudes violentas faziam parte da rotina escolar. Mesmo hoje, pode-se verificar pelo estado das tubulações hidráulicas, portas dos banheiros, persiana da sala de informática, interruptores, balcão de merenda, porta do armário de utensílios de limpeza, etc, o estado resultante dos comportamentos destrutivos da época. Ou seja, os alunos que haviam perdido a consciência acerca do seu objetivo ocupavam a grande maioria e os que tentavam encarar o aprendizado com seriedade não conseguiam realizá-lo satisfatoriamente. Tratava-se de um ambiente difícil para a realização de atividades educacionais consideradas normais. Os padrões básicos da vida, em especial, não eram assimilados e, atitudes livres eram tomadas a bel prazer, nas diversas dependências da escola.

2. Providências para voltar às atividades educacionais normais

Por se tratar de um grave problema quanto à orientação educacional, os professores foram solicitados a elevar sua consciência de periculosidade, reformulando sua consciência para orientar os alunos e estudando constantemente como fazê-los voltar às atividades educacionais normais. Desta maneira, foram levantados os seguintes itens:

(1) Cultivar no aluno o sentimento de generosidade e solidariedade pelo seu semelhante e respeito à vida.
(2) Planejar de modo radical os princípios básicos para a vida, os métodos para a aprendizagem e a aquisição dos fundamentos básicos
(3) Planejar a dinamização de atividades dos grêmios estudantis
(4) Planejar a dinamização dos eventos escolares
(5) Planejar a dinamização das atividades especiais (atividades dos departamentos esportivos)
(6) Planejar o incentivo à promoção das atividades de trabalho e de produção e ações sociais
(7) Planejar satisfatoriamente as atividades de consultas educacionais e funções de orientação
(8) Planejar o incentivo quanto à educação que cultive o saber, as virtude morais, a educação física e a educação alimentar.

Foi determinado que desenvolveríamos na escola, atividades educacionais com o conteúdo acima mencionado. Foram levantados, em especial, os distúrbios dos hábitos alimentares através de pesquisas realizadas junto aos alunos desprovidos de consciência sobre os próprios objetivos.

Assim, foi observada a importância do hábito alimentar correto, com balanceamento nutritivo, para que a mente mantenha o nível de equilíbrio básico . Assim, a educação alimentar foi considerada como item de grande importância e tomamos a resolução para que o o arroz integral fosse introduzido na merenda escolar.

3. As circunstâncias até a introdução do arroz integral na merenda escolar A pesquisa da situação real do hábito alimentar do estudante

Foi executada com maior brevidade possível, a pesquisa da situação real do hábito alimentar dos alunos desmotivados e, após assimilar detalhadamente a situação real, foram estudadas as medidas a serem adotadas. Como resultado de pesquisa, tomamos conhecimento de que grande parte dos alunos não tomava o café da manhã, comia salgados e doces (do tipo doces em pacotes), bebia preferencialmente refrigerante, não tomava as três refeições diárias regularmente, apresentando preferência ou rejeição alimentar exagerado, deixando também restos de alimentos nos pratos.

A proposta da Comissão Administrativa do Centro de Merenda Escolar

Com a participação do Chefe do Conselho Educacional, Membros da Comissão Administrativa (Presidente da Câmara, Presidente da Comissão Permanente da Secretaria da Educação e Ação Social da cidade, Farmacêutico da Escola, Diretora do Jardim de Infância, Diretores da Escola Primária e Escola Ginasial, Presidentes de Associações de Pais e Professores de Jardim de Infância, Escola Primária e Escola Ginasial, Diretor do Centro de Merenda Escolar, etc), foi apresentada a proposta dos efeitos da refeição à base do arroz integral e a necessidade de sua introdução, diante da situação real das crianças e foi solicitada a compreensão de todos sobre o assunto.

Visita à região pioneira desta prática

Tendo o Vice-Prefeito como líder, acompanhado de numerosos membros da Câmara, Comissão Administrativa Central da Merenda Escolar e mais 40 personalidades da cidade, foi realizada uma viagem de pesquisa, num ônibus da Prefeitura, à cidade de Hodaka, Minami Agumo-gun, Província de Nagano.

A cidade de Hodaka havia se antecipado à nossa cidade, introduzindo a merenda escolar com germe de arroz integral, sob a orientação do Professor da Universidade de Kayabara Shinshu.

A degustação realizada pelos membros da Comissão Administrativa Central da Merenda Escolar

Degustando a merenda escolar de arroz com a mistura de 20%, realizamos um debate sobre como deveria ser a merenda escolar à base de arroz integral em nossa cidade.

A degustação feita pelos alunos e a pesquisa sobre a situação real

Degustando a merenda escolar de arroz com a mistura de 20%, ouvimos dos alunos as suas impressões e solicitações. Diante dessa pesquisa sobre a situação real, obtivemos as seguintes respostas: 1ª série: 80%, 2ª série: 70%, 3ª série: 80% responderam como “saboroso”, ou “indiferente”.

Movimento de esclarecimento

- Palestras referentes à nutrição
O diretor, o responsável pela merenda escolar e o responsável pela enfermagem escolar, realizaram palestras sobre nutrição, tendo como ouvintes os membros das associações dos responsáveis (pelos alunos), todos os alunos da escola, membros da associação por série escolar e também para alunos desmotivados e seus responsáveis, dedicando-se à reformulação da consciência.

- Palestras sobre nutrição
Foram realizadas palestras nos anos 11 e 13 da Era Heisei (1999 e 2001), com a participação de alunos, seus responsáveis e a população da cidade, tendo como palestrante o senhor Hiroshi Fujishiro, Presidente da Associação de Nutrição do Japão, fazendo aprofundar os conhecimentos e a compreensão sobre a refeição à base de arroz integral.

- Realização de aulas de culinária para a orientação sobre o preparo do arroz integral
Realizamos como parte de disciplina curricular de aulas de educação doméstica, aulas práticas de culinária envolvendo arroz integral, planejando desta maneira, a reformulação da consciência.

- Edição de mensagens (de série, de classe, do departamento de saúde, de merenda e da associação de pais)
Os respectivos órgãos editaram jornais informativos, aprofundando os conhecimentos e a compreensão sobre a refeição à base do arroz integral.

- Elaboração de murais
Foram criados quadrinhos de desenhos explicando de maneira fácil sobre a força e o fascínio do arroz integral, e colocados em murais no interior da escola, nos locais onde chamasse a atenção dos alunos.

- Participação em seminários diversos
Foram divulgados verbalmente e distribuídos panfletos aos funcionários do Centro de Merenda Escolar (nutricionista, cozinheiro) e professores de nossa escola e aos responsáveis, incentivando-os a participar de fóruns relacionados a alimentos (arroz integral).

4. Resultados obtidos e temas para o futuro

Já se passaram quase dois anos após o início da introdução da merenda escolar à base de arroz integral. Sinto que os alunos começaram a manifestar transformações gradativas. Gostaria de apresentar aqui, como resultado, as opiniões dos alunos e os aspectos de mudança da escola para que possamos dar maior propulsão à educação alimentar para o futuro.

- Tenho um sono mais tranqüilo e levanto com mais disposição
- Diminuíram as irritações
- Adquiri mais estabilidade emocional no meu dia-a-dia
- Não tenho me resfriado com tanta freqüência
- Consigo me recuperar do cansaço com mais rapidez
- Diminuíram as faltas na escola
- Passei a não comer tantos guloseimas e alimentos instantâneos
- Ultimamente estou muito calmo e me sinto bem
- Diminuíram as destruições dos equipamentos e utensílios da escola e até hoje o número desse tipo de prejuízo é praticamente zero
- Diminuiu o número de acidentes de trânsito e os que resultariam em ferimentos passaram a zero
- Nas atividades esportivas, aumentaram os departamentos esportivos que participam de campeonatos centrais, vencendo em eliminatórias regionais
- As atividades na área cultural também começaram a apresentar resultados, surgindo vencedores de prêmios especiais nas avaliações centrais
- a capacidade de concentração durante a aula aumentou, e o desempenho nas avaliações vem atingindo um nível mais elevado
- Tem aumentado o número de alunos aprovados em escolas do curso médio, com grau de dificuldade alta
- As crianças do jardim da infância e da escola primária estão mais calmas, o que demonstra o resultado desse movimento

Apresentamos aqui os numerosos resultados obtidos e aqui fica a questão “Como fazer para que a refeição à base de arroz integral seja compreendida como cultura alimentar por um número cada vez maior de famílias e regiões e dar continuidade ao trabalho?”. Nós estamos, neste momento, incentivando a educação de futuros pais, através da alimentação. Temos a expectativa de que, quando esses estudantes se tornarem adultos, certamente, haverá um lar, uma região, um país maravilhoso; e para isso, continuaremos o nosso esforço.

Yukihito Hirayama

Nascido no ano 25 da Era Showa (1950) em Hikari-machi, Sosa-gun, Província de Chiba. No ano 48 da Era Showa (1973) passou a fazer parte do corpo docente da Escola Ginasial Miyamoto, do município de Funabashi, província de Chiba. A partir de abril do ano 11 da Era Heisei (04/1999), assumiu o atual cargo. Na época, converteu a escola com problemas de ordem pedagógica em uma escola modelo através de novas técnicas educacionais, introduzindo o arroz integral na merenda escolar. Palestrante nos 1° e 2° “Fórum da Educação Alimentar”, promovido pela Associação de Educação Alimentar do Japão. Palestrante na “Reunião Geral de Moradores”, em Nagogaoka, promovida pela Comissão Educacional de Sodegaura, da região de Hiraoka.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa

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Lembre-se de que as informações disponibilizadas, não têm o intuito de substituir a consulta
com o seu médico, muito menos devem ser utilizadas como fonte única de informações médicas.

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