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Saúde: Artigos - Vale tudo, menos parar - Anew

Saúde: Artigos - Vale tudo, menos parar

Você Saudável
Artigos
Vale tudo, menos parar -
Na praia, na cidade ou no campo, o importante é exercitar-se

Férias: hora de relaxar e curtir a vida, saindo da rotina. Melhor ainda se as atividades escolhidas ajudarem; a manter o condicionamento físico; a saúde e a elevar a auto-estima e o ânimo para voltar ao trabalho.

Vale tudo, menos ficar parado ou exagerar. "Se o exercício não faz parte do seu dia-a-dia, é bom ir devagar”, orienta Cleber da Silva Guilherme, professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo(USP). A cautela, segundo ele, evita lesões e dores que poderiam comprometer o restante das férias.

No início, procure dosar o tempo. "Fazer exercício de vez em quando não faz mal. O que prejudica é querer fazer tudo de uma vez”, lembra. Agora, se o objetivo é emagrecer, você precisa, no mínimo, de 40 minutos diários de atividades. Outra recomendação é não esquecer de beber líquidos só porque está frio. O ideal é tomar pelo menos 2 litros de água por dia.

Confira, a seguir, algumas atividades que podem ser feitas na praia, na montanha ou em qualquer outro local que você escolher para passar as férias - até mesmo na sua cidade.

Caminhar - vá a pé até a cidade, a cachoeira, ao museu ou às compras. Você pode também levar o cachorro para passear.
Pedalar - se você estiver viajando e não puder transportar a sua bicicleta, informe-se sobre a possibilidade de locação.
Jardinagem - em casa ou no sítio, esse é um exercício bem-vindo.
Nadar - na praia, clube ou hotel, reserve um tempo para exercitar-se dentro da água. A natação queima calorias melhora o fôlego e a coordenação.
Jogar - futebol, vôlei, basquete, frescobol, tênis. Escolha o esporte de sua preferência e convide outras pessoas para uma partida. Nada melhor para relaxar.

Vai correr?

Praticar esporte na viagem não significa, necessariamente, correr. Mas se esta for a sua preferência, siga as orientações do professor da USP.

Evite alimentos de difícil digestão antes de iniciar a atividade.

Comece agasalhado, com um aquecimento leve - uma caminhada de dez minutos, por exemplo - para aumentar gradualmente a temperatura corporal. Então, faça uma série de alongamentos, antes de correr.

Na praia, evite correr na faixa inclinada, próximo à água, ou na areia fofa, para evitar sobrecarga nas articulações.

Evite exagerar na velocidade ou tempo de corrida, principalmente se você não fez um check-up médico recentemente.

 
Fonte: Publicação Banco Real

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