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O Segredo da Vida é uma Alimentação Saudável

Enquanto a ciência continua a desvendar as correlações entre nutrição e saúde, o provérbio "Você é o que você come", parece de fato, ter fundamento. Cada célula existente no organismo é constituída por moléculas que não estavam presentes há um ano atrás. Todas se originam de uma única fonte - a alimentação. Uma dieta balanceada precisa fornecer todas as vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos essenciais, proteínas e energia para a boa saúde.

Por outro lado, uma dieta não balanceada pode, conseqüentemente, levar à perda da saúde. Assim, uma combinação de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, que forneçam uma quantidade correta de energia, sem desperdício, é o esquema ideal para uma dieta balanceada.

A Organização Mundial de Saúde propõe a pirâmide da alimentação, como um modelo prático para uma alimentação saudável:

1 - Em sua base devem estar presentes os carboidratos complexos: batatas, cereais, arroz, pães e massas integrais (6 a 1 1 porções);
2 - A seguir, está o grupo dos legumes e verduras (3 a 5 porções), das frutas (2 a 4 porções) e das nozes, amêndoas, avelãs, etc.(l porção: 8-10g).
3 - Os produtos de origem animal e derivados do leite devem estar presentes na seguinte proporção: peixes, mais de 3 vezes por semana (80-100g); aves, sempre sem pele, 2 a 3 vezes por semana (60-80g); ovos, 2 a 3 unidades por semana; carne vermelha, em pouca quantidade (60-80g); laticínios desnatados (2 a 3 porções) como 1 copo de leite ou iogurte ou 60g de queijo. As gorduras e os óleos insaturados (2 porções), 1 colher de chá.
4 - Os doces e salgados devem ser consumidos em quantidades e freqüências mínimas, apenas como prazeres ocasionais.

Curiosamente, a população dos países orientais, adota este padrão na sua alimentação há milênios, apresentando muito mais saúde que a população dos países ocidentais.

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