|
Ômega-3
é um conjunto de ácidos graxos
essenciais poliinsaturados que tem
sido muito utilizado em tratamentos
complementares desde 1975, quando dois
médicos dinamarqueses publicaram no
American Journal of Clinical Nutrition,
os resultados de suas pesquisas. Esses
pesquisadores, estudando os esquimós
da Groenlândia, que se alimentam
exclusivamente de peixes e animais
marinhos, constataram que eles
apresentam elevados níveis sangüíneos
de HDL-colesterol (o bom colesterol) e
baixos níveis de LDL-colesterol (o mau
colesterol); constataram ainda, que
eles têm baixa viscosidade sangüínea e
a incidência de doenças
cardiovasculares mais baixa do
planeta, apesar de terem alimentação
baseada em proteína animal.
Posteriormente, diversos estudos
realizados em outros países foram
publicados em periódicos científicos,
como nos famosos Lancet e New England
Journal of Medicine, demonstrando que
o aumento no consumo de peixes de água
fria pode reduzir significativamente o
risco de doenças cardíacas.
Os dois ácidos graxos essenciais do
tipo ômega-3 encontrados em maior
quantidade nos óleos de peixe são o
EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA
(ácido docosahexaenóico). As inúmeras
pesquisas científicas realizadas têm
demonstrado que esses ácidos graxos
essenciais reduzem os níveis
sangüíneos de colesterol e de
triglicerídeos, além de promoverem
significativa redução nas reações
inflamatórias e alérgicas.
Demonstrou-se também que a combinação
de ambos (EPA e DHA) em proporções
equivalentes, potencializaria tais
propriedades.
Esses ácidos graxos podem ser um
importante coadjuvante tanto no
tratamento quanto na prevenção de
distúrbios cardiovasculares, não
somente por reduzir os níveis
sangüíneos de triglicerídeos e
colesterol, mas também por contribuir
na diminuição dos riscos de formação
de coágulos.
Os estudos posteriores realizados com
os esquimós, em função da dieta
alimentar adotada por eles - baseada
em carne de foca e óleo de baleia -
tentaram evidenciar a importância dos
ácidos graxos essenciais ômega-3, não
somente na prevenção dos distúrbios
cardiovasculares, mas também na de
outras inúmeras doenças comuns na
civilização ocidental, que na
população de esquimós, apresentam
baixíssima incidência.
As civilizações que tinham dieta
alimentar rica em EPA e DHA, sempre
tiveram baixa incidência de câncer, o
que de fato é raro entre os esquimós
da Groenlândia. Quando ocorreu uma
mudança nos hábitos alimentares, em
decorrência da introdução dos
alimentos refinados da civilização
moderna, o câncer e outras doenças
crônicas, antes raras na população de
esquimós, começaram a surgir entre
eles. Vários estudos demonstraram,
portanto, a importância da presença
dos ácidos graxos essenciais ômega-3,
na dieta alimentar, para a prevenção e
o tratamento de inúmeros distúrbios
orgânicos.
Nas doenças auto-imunes, como as
degenerativas articulares, os
suplementos de ácidos graxos ômega-3
podem suprimir tanto a evolução dos
processos autodestrutivos dos tecidos
quanto a dos dolorosos, o que se faz
por meio da indução da síntese de
substâncias antiinflamatórias
orgânicas naturais. Essa propriedade é
muito benéfica em qualquer distúrbio
orgânico inflamatório.
Conheça o Omeganew!
É o resultado da combinação de ácidos
graxos essenciais poliinsaturados
denominados ômega-3. Produzido dentro
de um padrão de altíssima qualidade, o
Omeganew, que é um produto natural,
torna-se grande aliado da sua saúde.
Clique aqui |